Notícias

Pró-Estrada garante novo acesso a Belém e vias urbanas pavimentadas em Taquarana

Mais de 20 mil alagoanos serão diretamente beneficiados pela pavimentação de aproximadamente seis quilômetros de vias urbanas
Texto de Petrônio Viana

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram nesta quinta-feira (5), primeiro dia da 9ª edição do Governo Presente, as ordens de serviço para implantação e pavimentação do acesso ao município de Belém e para a reconstrução das vias urbanas da cidade de Taquarana.

 

De acordo com o governador Renan Filho, as ações do Pró-Estrada em Belém deverão promover a integração do município com as demais cidades da região, facilitar o transporte de mercadorias e garantir o desenvolvimento. Além disso, o governador anunciou outros investimentos no benefício. “Não estamos aqui somente por causa da obra. Estamos aqui para retribuir todo o carinho do povo de Belém. Então, esperem sempre a nossa parceria. Aqui, vamos colocar o asfalto também as ruas da cidade. Vamos fazer a ligação da Chã de Belém ao restante da cidade e trazer poços artesianos para matar a sede na zona rural”, antecipou Renan Filho.

 

Em Belém, quase cinco mil moradores serão beneficiados com a implantação do acesso, com cerca de um quilômetro de extensão, ligando a cidade à BR-316. Para a prefeita Paula Santa Rosa, a obra representa o compromisso do Governo do Estado com a população do município. “Somos pessoas guerreiras, honestas e que acreditam em um futuro promissor, e o Governo de Alagoas viu isso. Ninguém acreditava na construção desse acesso. Esqueceram que temos coragem e não vamos descansar até promovermos a mudança necessária nessa cidade”, lembrou a prefeita.

 

Em Taquarana, mais de 20 mil alagoanos serão diretamente beneficiados pela pavimentação de aproximadamente seis quilômetros de vias urbanas que, segundo o governador Renan Filho, tornará o trânsito pela cidade mais fácil, além de facilitar a limpeza pública e o transporte de mercadorias. Renan Filho lembrou ainda de outras iniciativas do Pró-Estrada voltadas ao desenvolvimento regional.

Solenidade de assinaturas das ordens de serviço para implantação e pavimentação do acesso a Belém e para reconstrução das vias urbanas da cidade de Taquarana (Foto: Neno Canuto)

“Estamos assinando a ordem de serviço hoje e as obras começam imediatamente. As máquinas já estão aqui e começaram a trabalhar ontem. Já recuperamos o trecho da AL-110 até BR-316 e agora vamos recuperar até Arapiraca, porque essa é uma região muito desenvolvida, sobretudo no campo. Já fizemos todas as estradas que ligam a AL-220 à BR-316 e agora vamos fazer aqui, passando pela cidade de Taquarana, até Maribondo, dando a essa pista uma vida nova, melhorando o escoamento da produção e beneficiando quem estuda, de quem trabalha, de quem produz e de quem precisa ir ao médico”, destacou o governador.

 

De acordo com o prefeito Bastinho Anacleto, a economia de Taquarana será o setor mais afetado pela pavimentação. “A cidade vai ganhar uma cara nova. A obra vai mudar o perfil do comerciante e estimular a abertura de novos negócios em Taquarana. Nossa expectativa é de que o comércio seja aquecido a partir de agora. Isso é bom para todos nós”, avaliou.

 

O secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destacou o avanço do Pró-Estrada em toda Alagoas, promovendo a implantação e recuperação de quase 800 quilômetros de rodovias, acessos e vias urbanas em quase 70 municípios. “O Pró-Estrada veio com tudo aqui pra região Agreste nesta edição do Governo Presente. Além da inauguração da AL-110, no perímetro urbano de Arapiraca, o Pró-Estrada chegou em Belém, com a ordem de serviço para a implantação e pavimentação de um quilômetro do acesso à cidade pela BR-16, e em Taquarana, com a autorização para pavimentação de seis quilômetros de vias urbanas. Todas essas são obras que garantem o desenvolvimento econômico e social da região e levam, sobretudo, mais qualidade de vida, conforto e segurança ao povo agrestino”, disse o secretário.

 

Novo Cisp

Durante a cerimônia em Taquarana, o governador Renan Filho anunciou ainda a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município. “Já fizemos a licitação e o prefeito Bastinho está viabilizando a doação do terreno para que a gente construa aqui um Centro Integrado de Segurança Pública para fortalecer a presença da polícia e promover a paz em Taquarana. Estamos fazendo um grande cinturão de Cisps na região de Arapiraca. Já construímos um em Igaci, um em Girau do Ponciano, vamos lançar amanhã o de São Sebastião e, em breve, de forma conjunta, o de Lagoa da Canoa e o daqui de Taquarana. Isso vai garantir muito mais segurança para o Agreste com uma presença mais firme da polícia. Já são 12 Cisps em Alagoas, cinco em construção e em breve teremos um milhão de alagoanos sob a proteção dos centro integrados”, garantiu o governador.

Solenidade de assinaturas das ordens de serviço para implantação e pavimentação do acesso a Belém e para reconstrução das vias urbanas da cidade de Taquarana (Foto: Neno Canuto)

A 9ª edição do Governo Presente teve início nesta quinta-feira e segue até o sábado (7), envolvendo todas as secretarias de Estado e órgãos da administração indireta. Estão sendo beneficiados os municípios de Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Taquarana, com ênfase em obras de infraestrutura, educação, abastecimento de água e assistência social.

Artigos relacionados
Notícias

CVC encolhe espaço físico e mergulha no mundo digital, buscando produtores de conteúdo nos veículos de comunicação e redes sociais

A nova realidade criada pela pandemia do covid-19 impõe nova prática de trabalho, fecha ciclos de empresas que antes dominavam…
Notícias

A necessidade da Reforma Tributária para os municípios e da criação de um imposto único. População pede passarelas em Arapiraca. Mineradora desvaloriza terras no Agreste e produção agrícola sob ameaça. Perigo das chuvas nas rodovias do litoral Norte.

A pandemia do covid 19 foi politizada e por isso toda pauta no Congresso Nacional está focada em tudo que…
DestaquesNotícias

Ministro do Turismo explica que Certificado de Vacinação não é obrigatório

A vacinação contra o covid-19 no Brasil avança e deve atingir os 20 milhões imunizados até o final deste mês…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :