Notícias

Reforma da Escola Estadual Constança de Goes Monteiro preserva história de Major Izidoro

Melhorias proporcionadas pela Seduc beneficiaram cerca de 500 estudantes
Texto de Lucas Leite

A educação é a pedra fundamental de qualquer cidade. Em Major Izidoro, essa base tem nome: Escola Estadual de Ensino Integral Constança de Goes Monteiro, que, nesta terça-feira (20), completou 70 anos de inestimáveis serviços à formação educacional do município.

 

E para melhorar ainda mais a festa, nesta mesma data, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou a reforma da unidade, beneficiando cerca de 500 estudantes, sendo 200 do ensino integral.

 

A escola foi ampliada de três para oito salas de aula e recebeu melhoria nas redes hidráulica e elétrica, pintura, condicionadores de ar e está encantando funcionários, alunos e comunidade izidorense de forma geral.

 

Uma mãe para Major, mas nem sempre a realidade foi assim. A ex-diretora Maria de Fátima Mendes Coutinho relembra o tempo em que a Educação não recebia investimentos e conta que chegou a vender picolé para ter recursos para comprar vassouras e sabão em pó para a escola.

 

“Em 1973, prestes a fazer 18 anos de idade, comecei a trabalhar como professora na Constança [de Goes Monteiro]. Hoje, ao visitar a escola, fiquei maravilhada. A nova estrutura ajuda muito os alunos, pois dá conforto e garante a qualidade do ensino. Além disso, a modalidade de ensino integral protege os jovens dos problemas sociais’, fala Maria.

 

A ex-gestora diz ainda que considera a escola uma mãe e afirma que ela sempre acolheu os filhos da terra, do juiz ao carroceiro.

 

A ex-aluna, Djanira Vitorino, atualmente com 60 anos de idade, relembra da época em que estudou na unidade. “A escola só tinha um corredor e três salas, mas tinha bastante qualidade. Atualmente, ela está ótima, lindíssima, proporcionando ao aluno o que ele merece. Toda a comunidade tem muito carinho pela Constança. Ela representa tudo de bom que há na nossa cidade”, relata Djanira.

 

O sentimento de pertencimento perdura as gerações dos izidorenses. Maria Vitória Santos Barbosa, aluna da 2ª série do ensino médio, fala sobre as melhorias. “A escola está muito melhor. Está convidativa e sendo interessante para os jovens, mantendo os alunos em sala de aula. Estou amando o ensino integral, pois oferta disciplinas eletivas e projetos, possibilitando mais oportunidades para todos nós”, diz Maria Vitória.

 

A atual gestora, Edna Ribeiro Leite, que também é ex-aluna da Escola Estadual Constança de Goes Monteiro, afirma que o empenho pela melhoria foi essencial durante as obras.

 

“Não quisemos parar nossas atividades durante as obras. Ninguém desistiu do ensino integral, que está deixando todos muito satisfeitos. O comprometimento é essencial para o funcionamento da escola”.

 

Superação

 

Durante a entrega das obras, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, parabenizou o povo izodorense pelos esforços ao longo dos anos para ter uma educação de qualidade.

 

“Só o sonho fez vocês superarem seus obstáculos. O povo de Major Izidoro, há 70 anos, já brigava por uma educação de qualidade. Por isso eu peço ajuda aos professores, que ensinem bem aos nossos estudantes. Educação é tudo”, declara Luciano Barbosa.

Artigos relacionados
Notícias

CVC encolhe espaço físico e mergulha no mundo digital, buscando produtores de conteúdo nos veículos de comunicação e redes sociais

A nova realidade criada pela pandemia do covid-19 impõe nova prática de trabalho, fecha ciclos de empresas que antes dominavam…
Notícias

A necessidade da Reforma Tributária para os municípios e da criação de um imposto único. População pede passarelas em Arapiraca. Mineradora desvaloriza terras no Agreste e produção agrícola sob ameaça. Perigo das chuvas nas rodovias do litoral Norte.

A pandemia do covid 19 foi politizada e por isso toda pauta no Congresso Nacional está focada em tudo que…
DestaquesNotícias

Ministro do Turismo explica que Certificado de Vacinação não é obrigatório

A vacinação contra o covid-19 no Brasil avança e deve atingir os 20 milhões imunizados até o final deste mês…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :