Notícias

Projeto “Em Ação” premia estudantes com melhores ideias empreendedoras

A solenidade de premiação aconteceu dentro da programação da Feira do Empreendedor
Texto de Andressa Alves

Incentivar a produção de ideias empreendedoras que busquem solucionar problemas recorrentes no Estado.  Cumprindo este objetivo, o programa Em Ação premiou, nessa quarta-feira (18), os três melhores projetos de negócios desenvolvidos por estudantes de instituições de ensino locais. A solenidade de premiação aconteceu dentro da programação da Feira do Empreendedor, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) – com o apoio do Sebrae/AL e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – o Em Ação está em sua terceira edição e tem o intuito de disseminar a cultura empreendedora entre jovens universitários, promovendo palestras e capacitações sobre noções de mercado e criação de empresas.

Na premiação, o primeiro lugar foi para os estudantes de Administração Pública do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Francisco Medson e Gesyca Patrícia, responsáveis por desenvolver a ferramenta ChatBoot, que tem como foco a otimização de serviços públicos.

“Desde a inscrição do projeto nós nos sentimos confiantes. Nossa ideia tem tudo a ver com a proposta principal, que é justamente encontrar modelos de negócios que solucionem problemas da sociedade em geral. Nosso aplicativo de chat facilita o contato das pessoas com órgãos públicos e soluciona problemas recorrentes, evitando o deslocamento até as instituições. O apoio do Em Ação foi fundamental para colocar em prática nosso objetivo”, explicou Gesyca Patrícia.

O primeiro lugar recebeu como premiação uma viagem para a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), realizada em São Paulo, e equipamentos eletrônicos.

Já o segundo lugar ficou com a ideia voltada para a criação de um Biodigestor para o tratamento de resíduos sólidos. O líder do projeto é o estudante da UFAL Campus Sertão de Delmiro Gouveia, Murilo Costa. O terceiro colocado entre as melhores ideias de negócios foi Eduardo Cavalcante, que desenvolveu um dispositivo de alarme especial voltado para portadores de deficiência auditiva. Os estudantes da segunda e terceira colocação ganharam equipamentos eletrônicos.

Nesta fase final, foram selecionadas 10 ideias empreendedoras.  A edição de 2017 alcançou o resultado de 2 mil alunos impactados e seis instituições de ensino atendidas.

 

Feira do Empreendedor

 

Além da premiação do Em Ação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, participou da solenidade de abertura da Feira do Empreendedor, que acontece até o próximo dia 21, realizada pelo Sebrae com o apoio do Governo do Estado.

Na ocasião, o gestor da pasta ressaltou a importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de empregos e destacou a potencialidade do povo alagoano para o empreendedorismo.

“O alagoano precisa de oportunidades para criar. É um prazer, enquanto Governo do Estado, apoiar um evento deste porte, que valoriza o segmento de Micro e Pequeno Negócio, responsável por mais de 65% dos empregos formais em Alagoas. Projetos como o Em Ação, o Educação Empreendedora, o Juventudade Empreendedora, dentre outros, têm um papel fundamental na vida das pessoas, mudando, sobretudo, a realidade da população que vive nas áreas periféricas do Estado através da criação de pequenos negócios”, ressaltou Rafael Brito.

Artigos relacionados
Notícias

CVC encolhe espaço físico e mergulha no mundo digital, buscando produtores de conteúdo nos veículos de comunicação e redes sociais

A nova realidade criada pela pandemia do covid-19 impõe nova prática de trabalho, fecha ciclos de empresas que antes dominavam…
Notícias

A necessidade da Reforma Tributária para os municípios e da criação de um imposto único. População pede passarelas em Arapiraca. Mineradora desvaloriza terras no Agreste e produção agrícola sob ameaça. Perigo das chuvas nas rodovias do litoral Norte.

A pandemia do covid 19 foi politizada e por isso toda pauta no Congresso Nacional está focada em tudo que…
DestaquesNotícias

Ministro do Turismo explica que Certificado de Vacinação não é obrigatório

A vacinação contra o covid-19 no Brasil avança e deve atingir os 20 milhões imunizados até o final deste mês…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :