ALAGOAS

Rafael Brito assume a Sedetur e garante foco na geração de empregos

Rafael Brito tem a missão de manter a proximidade entre o Estado e a iniciativa privada, com ênfase na geração de empregos no setor industrial e na ampliação e fortalecimento da atividade turística no Estado
Texto de Petrônio Viana

O governador Renan Filho deu posse nesta segunda-feira (16) ao novo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rafael Brito, que deixa a presidência da Desenvolve – Agência de Fomento. Brito assume o cargo deixado pelo advogado tributarista Hélder Lima, que deverá assumir nova função no Governo de Alagoas nos próximos meses.

 

De acordo com Renan Filho, Rafael Brito tem a missão de manter a proximidade entre o Estado e a iniciativa privada, com ênfase na geração de empregos no setor industrial e na ampliação e fortalecimento da atividade turística no Estado. Na cerimônia, o governador também relacionou avanços registrados pelo Governo nesses segmentos econômicos.

Foto: Thiago Sampaio

“A Sedetur mexe com as mais importantes vertentes para o desenvolvimento de Alagoas. De maneira que vamos seguir tocando o turismo como temos feito. Alagoas hoje dá exemplo ao Brasil como um dos estados que mais avança no turismo. Enquanto outros estados fecham hotéis, nós temos em Alagoas 19 hotéis em construção, sendo cinco na capital. O nosso aeroporto bateu recordes este ano e, pela primeira vez, conseguimos voos regulares do exterior. O número de turistas estrangeiros cresceu mais de 200% este ano com relação aso ano de 2016. Isso demonstra a força do nosso turismo pelas nossas belezas naturais e, cada vez mais, Alagoas está se preparando na sua infraestrutura para receber melhor o turista”, avaliou Renan Filho.

Foto: Thiago Sampaio

“Além disso, a pasta também cuida do desenvolvimento industrial, que é uma vertente muito importante para que Alagoas siga gerando emprego e oportunidade para as pessoas. Nos últimos tempos, abrimos indústrias importantes para o Estado, como a Cerâmica Portobello, a fábrica de cimentos em Marechal Deodoro, a ZTT, uma indústria chinesa de fibra ótica. Na semana passada, assinamos os incentivos para instalação da Duratex, uma indústria de beneficiamento de eucalipto que vai produzir chapas de MDP e MDF em Alagoas a partir do próximo ano, com um investimento de R$ 1,2 bilhão, que vai consolidar no Nordeste o primeiro polo moveleiro da região em grande escala, sediado em Alagoas, gerando milhares de empregos”, lembrou o governador.

 

O ex-secretário Helder Lima relacionou vários dados positivos alcançados pela Sedetur nos últimos dois anos, como a ascensão do setor atacadista do Estado, que hoje é o primeiro do Nordeste e segundo do Brasil em faturamento, além do o aumento de 500% das vendas do artesanato alagoano em feiras nacionais.

Foto: Thiago Sampaio

“Nesses dois anos, apenas dois estados brasileiros apresentaram crescimento no setor o turismo. Alagoas foi o que foi o que teve maior crescimento proporcional no Brasil nesses dois anos. Também representamos hoje a maior receita da operadora CVC e chegamos a ser o Estado mais vendido desde a fundação da empresa. Inauguramos sete indústrias desde 2016 e concedemos incentivos fiscais para a instalação de outras 10. Pela primeira vez, concedemos incentivos para de recuperação, para cuidar das empresas já instaladas. Foram muitas conquistas nesse tempo e tenho certeza absoluta que o Rafael Brito, com toda a sua competência e dedicação, vai fazer um grande trabalho para que Alagoas continue avançando no turismo e no desenvolvimento industrial”, afirmou Lima.

Foto: Thiago Sampaio

Em seu discurso de posse, Rafael Brito, que em 2015 ocupou a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), ressaltou seu compromisso, na criação de oportunidades para os alagoanos. “Garanto todo o empenho em fazer da Sedetur uma pasta que reflita o dinamismo da atual gestão estadual e também nosso compromisso na geração de empregos, renda e no olhar mais próximo às pessoas. O turismo é uma de nossas principais vocações. É fundamental ampliar ainda mais nossa malha aérea e criar condições para que cada vez mais pessoas venham nos visitar. Para isso, vamos estreitar o relacionamento que já temos com o trade, os agentes de viagens. Temos que incentivar o crescimento e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, responsáveis por mais de 65% dos empregos formais em nosso Estado. Não há crescimento econômico sustentável sem um olhar diferenciado para os pequenos. O trabalho sério tem que prosseguir”, disse.

 

A solenidade de posse foi prestigiada por representantes do trade turístico e de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon-AL), Sebrae, Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), além de empresários, prefeitos e secretários de Estado.

Artigos relacionados
ALAGOASNotícias

Com novas estradas e hotéis, Alagoas ganha novo polo de desenvolvimento para o turismo

Novo trecho da AL-101 Norte ligará a cidade de Barra de Santo Antônio a Passo de Camaragibe, diminuindo o tempo…
ALAGOAS

Pacote Emergencial: R$ 1 milhão em créditos já foram concedidos para empresários em AL

Em menos de vinte dias de atendimento, o crédito disponibilizado pelo governo de Alagoas, por meio da agência de fomento…
ALAGOAS

Como havíamos noticiado Governador libera funcionamento de bares e restaurantes e receptivos turísticos das 5 às 16 horas

Como havíamos noticiado com exclusividade semana passada, ( https://circuitoalagoas.com.br/2021/03/31/exclusivo-governador-vai-liberar-funcionamento-de-restaurantes-de-receptivos-turisticos)o governador Renan Filho anunciou a flexibilização para o funcionamento dos receptivos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :